Bairro Alto / Chiado

O Bairro Alto e o Chiado estão situados ao oeste e noroeste, respectivamente, da Baixa. Há praças tão emblemáticas como a de Camões e a de São Pedro de Alcântara, ou igrejas tão espetaculares com a de São Roque. São bairros muito concorridos por turistas. No Chiado se localiza uma parte da saída noturna.

20. Iglesia de San Roque Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa www.museu-saoroque.com

 A princípio do século XVI, havia neste lugar a muralha Fernandina e um cemitério. Logo foi construída a igreja mais espetacular de Lisboa. Seu nome procede dos milagres de San Roque para se recuperar da peste.

Possui um formato retangular numa só nave, contêm oito capelas, um impressionante altar e um museu com o mesmo nome.

Horários de outubro a março: segundas-feiras das 14:00h as 18:00h; das terças-feiras aos domingos das 09:00h as 18:00h, fechado em 01 de janeiro, domingo de páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro.

Horários de abril a setembro: segundas-feiras das 14:00h as 19:00h; nas terças-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos das 09:00h as 19:00h, nas quintas-feiras das 09:00h às 20:00h.

21. Plaza Luís de Camões

Esta praça é um lugar emblemático, situada no Bairro Alto. Foi dedicada a Luis de Camões, poeta português do século XVI, autor dos Lusíadas, entre outras obras. Anualmente, Brasil e Portugal concedem o prêmio Luis de Camões como o mais importante da língua portuguesa, equiparável a Miguel de Cervantes.

22. Convento do Carmo Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

Testemunho direto do terremoto de Lisboa em 1755, não tem telhado, pois foi derrubado pelo mesmo. De fora, o melhor lugar para vê-lo é pela saída do elevador de Santa Justa. A entrada custa por volta de 6€ e a decisão de entrar depende de você.

35. Embaixada   https://www.embaixadalx.pt/

Neste novo conceito de loja, onde se mesclam diferentes tipos de comércios sem franquias, há um magnífico restaurante chamado GIN Lovers and LESS RESTAURANT, onde você encontrará mais de 60 tipos de gins de todo o mundo.

Ver somente o edifício já vale a pena. Também nesta zona, existem múltiplos lugares para comer e tomar algo. A embaixada está situada no Palácio Ribeiro da Cunha, um dos edifícios mais emblemáticos do bairro trendy do Príncipe Real. Durante um tempo serviu de albergue à embaixada da Rússia.

34. Pavilhao Chines    http://barpavilhaochines.blogspot.com.es/

Trata-se de um museu bar, ou um bar convertido em museu, dispõe de múltiplos salões com distintas decorações e coleções de todo tipo. Outro lugar bastante kitsch para dar uma volta ou tomar um excelente café ou beber um chopp

23. Café a Brasileira   R. Garrett 120, 1200 Lisboa    +351 21 346 9541

Originalmente foi aberto para vender o autêntico café brasileiro. Em princípios do século XX, seus interiores foram decorados ao estilo art déco. Foi declarado como patrimônio arquitetônico português, como um imóvel de interesse público. Alguns personagens históricos da cidade, como Fernando Pessoa, que possui uma estátua de bronze adiante, frequentavam o local. Falando de Dom Fernando, no restaurante Café Martinho do Arcada, na praça do comércio (na baixa) há um espaço dedicado a ele, onde está seu chapéu e alguns de seus livros.